FOTO: PMPA
A região do Marajó Oriental é uma região da costa paraense composta por vários municípios nas quais são predominantemente áreas rurais, tendo como exemplo os municípios de Soure, Muaná e Ponta de Pedras. Sendo assim, a Polícia Militar do Pará desenvolve estratégias para um policiamento especializado.
Nesse contexto, na manhã desta terça-feira (11), o Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI) realizou uma reunião com produtores rurais dos municípios do Marajó Oriental.
A reunião, sediada na Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP), foi organizada e realizada com o propósito em um primeiro momento, de terem mais conhecimento acerca das demandas de produtores rurais dos municípios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Muaná e Ponta de Pedras.
Durante a assembleia, foi apresentado o Programa Patrulha Rural e o funcionamento do plano de ação, que georreferencia as propriedades rurais permitindo um planejamento mais eficiente, pois passa a se conhecer as especificidades de cada região permitindo ações preventivas personalizadas e um atendimento mais rápido às demandas, considerando que as propriedades serão todas cadastradas e identificadas por meio de coordenadas de GPS (“Global Positioning System”), que facilitam a sua localização, e com isso, passam a ser monitoradas através de visitas técnicas de prevenção, onde o produtor rural recebe orientações sobre medidas de segurança e ações proativas para evitar que seja vítima de crimes. Uma outra ação é realizada através da comunicação direta com o Batalhão Rural, que terá uma central de atendimento e monitoramento. A atuação da Unidade Rural se estenderá também na realização de ações de repressão qualificada em casos de crimes de roubo e furto nas estradas que ligam as propriedades do campo.
O Programa Patrulha Rural objetiva reduzir a criminalidade e aumentar a segurança nas comunidades rurais, assim como, a melhoria no atendimento de ocorrências relacionadas à segurança pública de moradores da região marajoara. E na oportunidade durante a reunião, os produtores presentes também puderam realizar seus pré-cadastros para participar do Programa.
FOTO: PMPA