A Polícia Militar do Pará realizou, nesta quarta-feira (12), solenidade militar para celebrar a formatura de 51 militares que concluíram o VIII Curso Operacional de Rotam. A cerimônia ocorreu no auditório do Comando de Missões Especiais (CME), em Belém, e foi presidida pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.
FOTO: ASCOM PMPA
Além dos formandos, da equipe de apoio e da coordenação do curso, o evento contou com a presença das madrinhas e padrinhos dos concluintes, que realizaram a aposição do distintivo dos novos “Stives” de Rotam.
FOTO: ASCOM PMPA
O curso iniciou com 64 alunos matriculados e finalizou com 51 concluintes, dos quais, 35 que atuam nos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), Região Metropolitana (CPRM) e CME; 14 militares que atuam no interior do Estado: Comandos de Policiamento Regional I (CPR I) de Santarém, CPR II (Marabá), CPR III (Castanhal), CPR IV (Tucuruí), CPR VII (Capanema), CPR VIII (Altamira) e CPR X (Itaituba); além de dois policiais militares de Polícias Coirmãs, sendo um do PM do Acre e outro da PM do Amazonas.
Entre os formandos, estavam duas mulheres policiais militares, que, na semana da mulher, provaram mais uma vez que coragem e determinação não têm gênero. Superaram todos os desafios e concluíram esse curso altamente exigente. A participação delas reforça que as mulheres são tão capazes quanto os homens de atuar no enfrentamento da criminalidade e desempenhar funções operacionais em unidades de elite da Polícia Militar.
FOTO: ASCOM PMPA
A qualificação profissional teve início no dia 10 de janeiro e contou com carga horária de 644 horas/aula entre instruções, simulações e estágio operacional. Em meio aos conhecimentos adquiridos em 14 disciplinas ministradas, o VIII COR disponibilizou o Curso de Direção Policial - Modalidade Operador.
“Inegavelmente, somos homens e mulheres diferentes daqueles que iniciaram o curso. Melhores personagens e melhores seres humanos. Aprendemos e tomamos consciência da nossa responsabilidade de praticar e propagar as técnicas, princípios e valores que agora somos representantes”, frisou o orador da turma, Tenente Diego.
O VIII COR tem por objetivo, habilitar policiais militares da PMPA e de Corporações Coirmãs a atuarem no enfrentamento da criminalidade violenta, por meio de patrulhamento tático, apoio a outras equipes policiais, em atendimento a ocorrências de alta complexidade, intervenções de crise, operações de alto risco em áreas urbanas e rurais, tendo como foco principal o emprego de técnicas e táticas especiais, e operações de choque ligeiro.
FOTO: ASCOM PMPA
“Entre as unidades que podem receber os concluintes deste curso, temos os Batalhões de Missões Especiais (BME) de Marabá, Santarém e Castanhal, além das Companhias Independentes de Missões Especiais (CIME) espalhadas por várias regiões do Estado. Todas essas unidades contêm a nossa estratégia de recobrimento tático. E até dezembro de 2026 estamos com um projeto para ampliar ainda o número de companhias, de modo que cada Grande Comando tenha pelo menos uma companhia de missões especiais para efetivar o recobrimento da região. São estratégias e investimentos como esses que fizeram com que no nosso estado praticamente zerasse o número de roubo a bancos. Lembrando que lá em 2018, só no ano de 2018, nós tivemos 21 casos”, avaliou o Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.
FOTO: PMPA