A Polícia Militar do Pará atua diuturnamente na malha fluvial do Estado, com a finalidade de combater crimes ambientais, preservar e repelir delitos comuns, como tráfico de drogas, roubos e contrabando. Inquestionavelmente, a presença dos militares nos rios é crucial para a segurança das comunidades ribeirinhas.
No domingo (16), militares do 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (20ª CIPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), efetuaram a prisão de indivíduos suspeitos de transportar ilegalmente animais silvestres no município de ponta de pedras, na Ilha do Marajó. Na ocasião, sete jacarés foram resgatados, além da apreensão de grande quantidade de carne de capivara armazenada em sacas, totalizando cerca de três toneladas.
Em decorrência da “Operação Impacto nos Rios de Ponta de Pedras”, que visa coibir práticas criminosas, realizando fiscalizações voltadas à prevenção e repressão de delitos como caça ilegal, desmatamento, pesca predatória, poluição de rios e tráfico de animais silvestres. Nesse ínterim, as equipes realizavam rondas pelo Rio Fortaleza, onde abordaram uma embarcação composta por três indivíduos.
Durante a revista da embarcação, foram encontrados sete jacarés da espécie Tinga, pesando aproximadamente 250 quilos, 30 sacas com carne de capivara salgada, totalizando aproximadamente 2,7 toneladas, 156 botijões de gás vazios, 166 galões para transporte de gasolina, um celular e a quantia de 38.100,00 reais em espécie.
Diante disso, com a rigorosa observância à legislação 9.605/1998, que dispõe sobre a Lei de Crimes Ambientais, no que proíbe a caça ilegal e o transporte de animais silvestres. Todo o material apreendido, incluindo a embarcação, juntamente com o responsável pela embarcação e dois tripulantes foram conduzidos até a delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
FOTO: PMPA