Foto: ASCOM PMPA
A Polícia Militar do Pará (PMPA) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (17), a nova Sala de Monitoramento Ambiental no Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em Belém. A nova sala contou com investimentos em torno de R$ 100.000,00 oriundos da Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas (VEPMA) e provenientes da aprovação de projetos elaborados pela PMPA com objetivos voltados à proteção ambiental. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, e contou com a presença de autoridades civis e militares.
Foto: ASCOM PMPA
O novo espaço representa um avanço significativo no monitoramento e combate a crimes ambientais no estado, permitindo o acompanhamento em tempo real de diversas áreas estratégicas da região amazônica. Com tecnologia de ponta e integrado a sistemas de inteligência, o local fortalecerá as operações de fiscalização e a preservação dos recursos naturais.
Durante a solenidade, o Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior, destacou a importância do investimento. “A criação dessa sala reforça o compromisso da Polícia Militar com a proteção do meio ambiente e o combate aos crimes ambientais. Com esse monitoramento, poderemos agir com mais precisão e rapidez, garantindo maior eficiência nas nossas operações”, afirmou.
Foto: ASCOM PMPA
A nova estrutura foi apresentada aos presentes, demonstrando sua capacidade de rastreamento de queimadas, desmatamentos ilegais e outras atividades nocivas ao meio ambiente. Além disso, a sala conta com cinco estações de trabalho, equipadas com monitores de vídeo, notebooks, televisores de led, multifuncionais jato de tinta, três impressoras térmicas, assim como tablets, nobreaks e um sonômetro digital para o combate à poluição sonora.
“O objetivo da criação da subseção de inteligência de monitoramento e georreferenciamento ambiental visa enfrentar as ações antrópicas deletérias na Amazônia Legal, preservando e protegendo os direitos ambientais como um todo. Então, a gente consegue ter, dentro dessa plataforma, acesso aos crimes ambientais que possam estar sendo cometidos na natureza. São mais de 180 satélites que estão linkados nessa plataforma, corroborando com esse objetivo de combater os delitos causados ao meio ambiente”, afirma a 2º Tenente Silmara, chefe da subseção.
Foto: ASCOM PMPA
Por meio desse aporte de investimentos em treinamento e equipamentos tecnológico, a Polícia Militar realizará o mapeamento em tempo real do Estado do Pará, nas áreas em que ocorre desmatamento ilegal, bem como outros crimes ambientais, utilizando a ferramenta tecnológica “Brasil Mais”, gerando as manchas criminais ambientais e, possibilitando, dessa forma, que a PM realize o planejamento para o emprego do policiamento ambiental.