Segundo dados da Segurança Pública, o tráfico de drogas é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade atual, uma vez que gera violência, desestruturação familiar e alimenta uma série de outros crimes. Dessa maneira, a Polícia Militar do Pará, visando desarticular esse mal contemporâneo, desenvolve operações direcionadas com a finalidade de combater a circulação de drogas e proporcionar mais qualidade de vida aos 144 municípios do Estado.
Na última sexta-feira (21), militares do 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional X (CPR X), efetuaram a prisão de um homem suspeito de tráfico de drogas no município de Itaituba.
Durante a Operação Athena/Cavaleiros de Aço, sob o comando do grupamento Águia, a guarnição realizava rondas ostensivas pelo bairro Santo Antônio, quando avistaram um indivíduo parado em frente a uma residência. De acordo com informações preliminares, tal sujeito seria envolvido com crimes de roubo na região, onde o mesmo teria cometido um crime no ano de 2024 em que realizou um disparo de arma de fogo.
Dessa forma, foi feita aproximação dele e uma busca pessoal, onde foram encontrados, dentro do bolso dele, 32 porções de substâncias análogas à maconha, 11 porções de material semelhante à cocaína, seis embalagens de material análogo à crack, além de uma quantia de R$8 reais.
Indagado sobre a procedência dos ilícitos, o abordado revelou que o material não era seu, sendo de uma outra pessoa com quem divide a residência, ao passo que ainda haveria uma outra quantidade de ilícitos nesse local. Dessa forma, os agentes, juntamente com o suspeito, foram até o endereço citado. Chegando lá, após verificação, foi encontrada uma porção grande de uma substância similar à maconha, uma balança de precisão e embalagens plásticas, possivelmente usadas para produção dos entorpecentes.
Diante da situação flagrante, o suspeito, juntamente com todo o material ilícito apreendido foi encaminhado até a delegacia de Polícia Civil do município, onde os demais procedimentos legais foram executados.
FOTO: PMPA