Militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), subordinado ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), realizaram uma operação de policiamento ostensivo e preventivo com motopatrulhamento no último sábado (22), à noite, no Bairro São José, em Castanhal.
Durante as rondas, a guarnição avistou um homem, e ao notar uma movimentação estranha que chamou a atenção, os policiais se dirigiram para averiguar, o suspeito tentou fugir, contudo foi impedido. A guarnição procedeu com a abordagem e busca pessoal e nada foi encontrado com o homem. Mas uma mulher também foi vista tentando se evadir do mesmo local deixando um pacote grande, de cor branca par trás, entretanto foi apreendido pela equipe que constatou uma substância semelhante a entorpecente.
Após uma averiguação no local, os militares encontraram diversos itens, entre eles: cinco porções de uma substância similar à maconha; 19 porções de outro material semelhante à cocaína; 16 relógios de marcas diversas; 23 camisas de grife; três celulares; jóias; uma máquina de cartões; uma balança de precisão; materiais para a confecção dos entorpecentes e a quantia em dinheiro no valor de R$ 305,30.
A suspeita foi questionada sobre a origem dos produtos e afirmou que eram de sua propriedade. Ela também revelou que a venda das drogas era feita por meio de um aplicativo de mensagens. Quanto aos outros objetos, a mulher alegou que eram relacionados ao pagamento de dívidas. Diante dos fatos, foi solicitado apoio de outras equipes para conduzir os acusados à autoridade policial para as providências cabíveis.
Com ações intensivas de patrulhamento ostensivo e preventivo, utilizando estratégias como o motopatrulhamento, a corporação tem logrado êxito na apreensão de substâncias ilícitas e na prisão de envolvidos com o tráfico. A atuação dos militares reflete não apenas o comprometimento com a segurança pública, mas também a eficiência das ações de inteligência e abordagem, que garantem a repressão das atividades criminosas e a proteção da comunidade.