FOTO: PMPA
A realização de ações integradas entre os órgãos responsáveis pela segurança pública no Pará tem se mostrado fundamental para o fortalecimento da segurança e a promoção da paz social no estado. Essa colaboração permite o compartilhamento de informações de inteligência, recursos e estratégias, potencializando a efetividade das operações e a resposta a situações de emergência. Além disso, a integração entre as diferentes forças de segurança, como Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar, entre outras instituições de justiça e assistência social, contribui para uma abordagem mais interligada e eficiente no combate à criminalidade e na prevenção de conflitos.
Ao unir esforços, as instituições conseguem não apenas enfrentar desafios imediatos, mas também desenvolver políticas públicas que atendam às necessidades da população, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos os cidadãos. Um exemplo ocorreu nesta segunda-feira (25), quando uma operação, que contou com a participação de agentes das Polícias Militar e Civil, resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de entorpecentes no município de Conceição do Araguaia, na região sudoeste do estado.
Após realizar um intenso trabalho de investigação para localizar um homem e cumprir um mandado de prisão expedido contra o suspeito que responde pelos crimes de roubo majorado, porte Ilegal de arma de fogo e associação criminosa pelo envolvido na tentativa de roubo a instituição financeira na cidade de Confresa/MT. A Polícia Civil conseguiu identificar o esconderijo utilizado e solicitou apoio de militares do 22º Batalhão da Polícia Militar (22º BPM), para prender o acusado.
Ao chegar no endereço indicado, os agentes não encontraram o alvo das buscas, contudo, uma mulher que se identificou como companheira do acusado e o filho dela foram abordados e durante a verificação foram encontrados cerca de 150g de substância análoga a maconha e oito aparelhos celulares. E, após uma busca minuciosa, também foram encontrados mais três tabletes de maconha, enterrados no quintal da residência, pesando aproximadamente 2,3Kg.
Durante a ação as equipes conseguiram informações que o suspeito estaria escondido em um assentamento localizado na zona rural do município. Um cerco foi realizado e os agentes conseguiram localizar o acusado e cumprir o mandado de prisão. Todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia, onde o fato foi apresentado para a autoridade policial de plantão.