FOTO: ASCOM PMPA
No último dia 13 de março foi celebrado o Dia Mundial do RIM”, a data foi criada para fomentar o debate sobre a importância dos cuidados com a saúde dos rins. Em 2025 a comunidade de nefrologia lançou uma campanha com o tema “Seus rins estão bem?”. A campanha tem como principal objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das enfermidades que podem afetar o funcionamento dos rins.
FOTO: ASCOM PMPA
Diante deste cenário e reconhecendo a importância da temática abordada pela campanha, a Polícia Militar do Pará vem realizando durante todo o mês de março diversas ações que visam fortalecer a rede de informações e promover a conscientização sobre a importância de saber reconhecer os sinais e sintomas das doenças renais, por meio de políticas voltadas para o público interno.
Uma destas ações foi realizada na manhã desta terça-feira (25), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da PM em Belém. No evento, foi realizada uma palestra ministrada pela CAP QOSPM Cinthya, onde foram abordados temas como: O papel dos rins na saúde do organismo, principais fatores de risco para a doença renal crônica, a relação entre diabetes, hipertensão e problemas renais. Hábitos saudáveis para prevenir doenças renais e a Importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico.
De acordo com a palestrante, há um grande número de casos de reforma por incapacidade física (aposentadoria por invalidez) relacionados a doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença renal crônica. Doenças, muitas vezes silenciosas, que evoluem sem sintomas evidentes em suas fases iniciais, levando a complicações graves quando não diagnosticadas precocemente.
FOTO: ASCOM PMPA
A doença renal crônica, em especial, tem uma forte ligação com o diabetes e a hipertensão, sendo um dos principais fatores de incapacidade física entre os militares. Dessa forma, a ação preventiva desempenha um papel fundamental na redução dos impactos dessas enfermidades, permitindo a detecção precoce de casos e a adoção de medidas para retardar sua progressão.
O evento, coordenado Estado Maior Geral da PM, com apoio do Comando Militar de Saúde (CMS) e pelo Ambulatório Médico Central (AMC), foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel Ariel e, contou com a participação de mais de 50 policiais militares do QCG e de outras unidades convidadas.
FOTO: ASCOM PMPA
“Hoje estamos concluindo mais um evento que segue as diretrizes determinadas pelo Comandante-Geral, coronel Dilson Júnior, de levar conhecimento sobre temas importantes para a tropa. Cuidar da saúde do policial militar é a principal prioridade deste comando, e nada mais salutar do que levar o conhecimento do próprio funcionamento do corpo para o policial militar, que por ter uma escala de serviço que às vezes não permite uma alimentação no horário correto ou a ingestão de água. Este evento vem demonstrar para os nossos agentes a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de algumas doenças”, ressaltou o Coronel Ariel.
FOTO: ASCOM PMPA