O 2º Batalhão Rural (2º BPR) da Polícia Militar do Pará desempenha um papel essencial na segurança do campo, garantindo tranquilidade e proteção para produtores e trabalhadores rurais. A unidade especializada atua em 47 municípios das regiões nordeste e sudeste do Estado, consolidando um modelo de policiamento preventivo que vem reduzindo a criminalidade em áreas rurais.
Com foco na prevenção e no patrulhamento ostensivo, o 2º BPR não apenas resguarda propriedades e trabalhadores, mas também fortalece a segurança das rodovias e estradas vicinais que interligam os municípios da região.
Na terça-feira (25), uma ação realizada por militares que integram o 2º BPR em conjunto com o 5º BPM e 3º BME, resultou na prisão de três pessoas suspeitas por tráfico de drogas no município de Castanhal. Além disso, o trio também é suspeito por uma série de incêndios criminosos contra veículos de uma empresa de internet, na Região Metropolitana.
Foi repassado aos Militares que havia uma atividade criminosa com três suspeitos pelas redondezas do município, especificamente no bairro Bom Jesus. Durante diligências, houve a abordagem de três indivíduos que se encaixavam nas características descritas. Ao decorrer das buscas, foram encontradas substâncias semelhantes a entorpecentes e um galão de combustível que poderia ter sido usado para o cometimento de incêndios recorrentes na região nos últimos dias.
“Desde o início do mês, vinham ocorrendo incêndios a empresas que fornecem internet no bairro Jaderlândia, de Castanhal. A fim de reprimir essa ação delituosa, o Comando de Policiamento Regional III (CPR III), por meio das unidades do 2º BPR, 5º BPM e 3º BME, foi realizada a Operação “Ocupação Jaderlândia”, com o foco do policiamento direcionado para essa área. Com as informações repassadas pelo Núcleo Integrado de Operações, foi possível localizar e identificar os suspeitos, sendo três indivíduos, os quais foram flagrados com alguns entorpecentes e um galão de combustível,” confirmou o Major Júlio César, comandante do 2º Batalhão de Polícia Rural.
Com isso, os suspeitos foram apresentados na Delegacia, juntamente com todo o material ilícito apreendido. Além disso, segundo a autoridade policial de plantão, os ataques incendiários ocorridos nos últimos dias também serão incluídos no inquérito investigativo.
"Mais uma ação bem-sucedida das Forças de Segurança do Pará contra as organizações criminosas. Desta vez, foram capturados três homens em Castanhal que são suspeitos de praticarem incêndios criminosos contra veículos de uma empresa de internet. Ao serem capturados, os policiais também apreenderam drogas que estavam com os suspeitos. Parabéns aos PMs envolvidos na ação. Vamos seguir combatendo o crime em todo o estado!", afirmou o governador do Estado em sua rede social.
FOTO: PMPA