A Polícia Militar do Pará, por meio do Batalhão de Rotam, demonstrou mais uma vez o compromisso contínuo com a segurança da população ao realizar apreensões de armamentos e munições na tarde desta quarta-feira (26), na Região Metropolitana de Belém. A atuação firme e estratégica da Rotam evidencia o empenho diuturno da corporação em combater a criminalidade e retirar de circulação itens ilícitos que representam ameaça à sociedade. Através de operações eficazes e bem coordenadas, a PMPA reafirma seu papel essencial na manutenção da ordem pública, garantindo mais tranquilidade e proteção aos cidadãos paraenses.
A primeira ocorrência aconteceu no bairro Águas Lindas, em Ananindeua. As equipes estavam em patrulhamento tático na região quando foram abordadas por um cidadão o qual relatou que, na Rua São Caetano, um indivíduo estaria em posse de diversas armas de fogo, incluindo armamento longo e armas de pequeno porte (pistola e revólver), pertencentes a uma organização criminosa. Segundo o relato, o suspeito também estaria aterrorizando a comunidade local.
Diante da gravidade da denúncia, as equipes se deslocaram até o endereço informado. No local, ao perceber a presença policial, um homem empreendeu fuga para o quintal de uma residência, empunhando uma arma de fogo. Os policiais verbalizaram e ordenaram que ele soltasse a arma, porém, o indivíduo efetuou disparos contra os agentes. Em virtude da iminente ameaça, sobretudo para resguardar a integridade da equipe, os militares reagiram aos disparos, alvejando o suspeito.
Foto: PMPA
O indivíduo foi imediatamente socorrido e encaminhado à unidade de saúde de Águas Lindas, porém não resistiu aos ferimentos. Com ele, foi encontrada uma pistola Taurus cal .40 e nove munições do mesmo calibre. O fato foi apresentado na Seccional do bairro Júlia Seffer, onde foi lavrado o devido procedimento pela autoridade policial.
Em um segundo momento, equipes da Rotam atuaram em conjunto com guarnições do 24° BPM em uma ocorrência na área do bairro Tapanã, onde um indivíduo estaria ameaçando moradores com uma arma de fogo.
As guarnições receberam uma solicitação de apoio para averiguar a denúncia de um homem sem camisa que estaria ostentando uma arma e amedrontando os moradores da região.
A partir disso, foi montado um cerco tático na área. Ao avistar a presença policial, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência e efetuou disparos contra as equipes. Para salvaguardar a integridade dos policiais, houve a necessidade de revidar a iminente agressão.
Foto: PMPA
O criminoso foi atingido e socorrido até a UPA de Icoaraci, porém não resistiu aos ferimentos. Com ele foram apreendidos um revólver cal. 32 e quatro munições do mesmo calibre, sendo uma deflagrada, uma picotada e duas intactas.
O material apreendido foi apresentado na Delegacia do Tapanã para os procedimentos cabíveis.