FOTO: PMPA
Em uma operação realizada na madrugada desta sexta-feira (28), por volta de 00h30, policiais do Batalhão de Rotam efetuaram a prisão de um suspeito e apreenderam uma grande quantidade de drogas, armas e munições na área do município de Benevides. Durante o fato, foram apreendidos um fuzil M16, uma espingarda cal.12, duas armas longas tipo submetralhadora MT12, além de várias munições e entorpecentes.
Realizando patrulhamento tático pela rua Lury Amaral, a equipe avistou um indivíduo na rua que, ao perceber a presença policial, descartou um volume semelhante a um tijolo e tentou fugir. Os militares desembarcaram rapidamente e conseguiram alcançar o suspeito nos fundos de um imóvel. O homem foi submetido à busca pessoal e, ao retornar ao local onde havia descartado o objeto, os policiais confirmaram tratar-se de um tablete de substância análoga à maconha prensada.
No momento da abordagem, o suspeito apresentou um comportamento exaltado. Ao ser indagado, ele revelou que estava apenas guardando a droga para um outro criminoso que atua na área. Segundo o abordado, o outro suspeito estaria domiciliado em uma área de mata próxima e teria sob sua posse uma grande quantidade de entorpecentes e armas.
Diante da informação, foi solicitado apoio das demais equipes de Rotam, que deslocaram até a rua da Libertação e adentraram à mata para averiguar o local indicado. Entretanto, nenhuma movimentação suspeita ou material ilícito foi encontrado. No momento em que as equipes deixavam a área de mata, um indivíduo foi avistado correndo em direção aos policiais, portando um objeto em suas mãos.
Mesmo com a ordem verbal para que parasse, o suspeito não obedeceu e, ao se aproximar, apontou um armamento longo na direção dos policiais. Diante da iminente ameaça, os militares efetuaram disparos, atingindo o indivíduo, que caiu ao solo. Ele portava em bandoleira um fuzil M16, calibre 556. Próximo ao local de onde estava, os policiais localizaram um balde contendo vários armamentos, munições e drogas, sendo eles: um fuzil M16, uma espingarda cal.12, duas armas longas tipo submetralhadora MT12, munições cal. 556, 88 munições cal. 9mm, quatro munições cal.12, três carregadores de fuzil M16, três carregadores de submetralhadora, além de quatro pacotes de uma substância análoga à maconha.
Imediatamente, o suspeito foi socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marituba, onde recebeu atendimento médico. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos. Diante dos fatos, as equipes da ROTAM se dirigiram à Delegacia de Marituba para os procedimentos cabíveis.