A Polícia Militar do realizou na manhã desta segunda-feira (31), a aula inaugural do Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força: Princípios e Práticas. A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Comando Geral da Polícia Militar.
O Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força: Princípios e Praticas é resultado de uma colaboração entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Polícia Militar do Pará. O curso tem o objetivo de capacitar os agentes de segurança para o uso ético e eficiente das câmeras corporais, assim como proporcionar treinamento adequado para o emprego do uso proporcional da força.
Com carga horária de 50 horas/aula divididas em sete disciplinas, serão cinco dias letivos, onde os alunos obterão conhecimentos teóricos e práticos sobre Introdução ao uso de câmeras corporais, Evidências sobre o uso de câmeras, Modelos comparados de câmeras corporais, Conceituação, Legislação e modelo do uso diferenciado da força, Presença, Verbalização e Postura Policial, Uso de espargidores lacrimogêneos, Manejo de armas de incapacitação neuromuscular, entre outros.
Duas turmas que compõem a 17ª e a 18ª edição do curso iniciaram com 80 alunos, sendo 54 da Polícia Militar do Pará e 26 militares oriundos de outras corporações. Os agentes foram criteriosamente selecionados por suas instituições para se tornarem multiplicadores das informações das informações e habilidades que serão abordadas ao longo do curso, promovendo assim uma cultura de aprimoramento contínuo na segurança pública.
Além dos militares paraenses, as turmas são compostas por representantes dos estados de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Amazonas, São Paulo, Mato Grosso, Amapá, Roraima e Rondônia.