FOTO: PMPA
Na última segunda-feira (31), policiais do 21° Batalhão de Polícia Militar (21° BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) apreenderam dois armamentos e algumas munições em uma ação realizada no município de Marituba, Região Metropolitana.
Uma das estratégias de policiamento da Polícia Militar, é a execução da polícia de proximidade, um modelo de policiamento onde a mobilização, participação social e interação entre a comunidade e a Polícia Militar, contribui para conhecer os problemas relacionados à segurança pública, objetivando, dessa forma, atuar diretamente na causa do problema, com foco na prevenção qualificada para reduzir os índices criminais e elevar a sensação de segurança. Nesse modelo de policiamento, utiliza-se como meio para se planejar ações e operações, o serviço de inteligência policial através de informações relatadas pela comunidade, que envolve a coleta, análise e disseminação de dados para subsidiar o planejamento operacional das unidades de policiamento ostensivo.
E por meio dessa interação com a comunidade que os militares do 21º BPM receberam informações de populares relatando que um indivíduo, suposto criminoso, estaria escondido na Comunidade Rosas de Sharon, em Marituba
Diante disso, foi realizado progressão nas ruas principais da comunidade, até o momento em que alguns indivíduos, ao perceberem a aproximação da viatura, efetuaram disparos contra a guarnição e seguiram em fuga.
A fim de repelir a iminente agressão, os militares revidaram, atingindo um deles, ao passo que os outros conseguiram escapar, porém logo foram interceptados por outros agentes, onde novamente houve um confronto com os criminosos. Ao término da ação, dois deles foram socorridos e encaminhados ao atendimento médico, porém não resistiram aos ferimentos.
No local onde eles estavam, foram localizados dois revólveres, sendo um calibre 38 com quatro munições deflagradas e uma munição que foi percutida, mas não deflagrou; e um revólver calibre 32 com seis munições também percutidas contudo, não deflagradas, além de quatro celulares e duas balanças de precisão. Todo o material apreendido foi apresentado na Seccional de Marituba, onde foram adotadas as medidas legais referente ao caso.