Na manhã da última sexta-feira (4), por volta das 10h30, as forças de segurança pública do Pará protagonizaram mais uma ação de combate ao tráfico de drogas na região do oeste paraense, em Santarém. Com a atuação destacada da Polícia Militar do Pará (PMPA), por meio do 2° Batalhão de Missões Especiais (2° BME) com uso de uma cadela policial do canil, foi realizada uma mega apreensão de entorpecentes, totalizando mais de 2 toneladas de drogas, reforçando o compromisso do Estado com a segurança da população e o enfrentamento ao crime organizado
FOTO: PMPA
A operação teve início após solicitação da Polícia Civil, para que fosse empregado um cão farejador da Polícia Militar em uma embarcação que navegava entre os trechos de Tefé e Santarém. Prontamente, o comandante do 2° BME mobilizou a equipe especializada do Canil, juntamente com a cadela farejadora Ísis, altamente treinada para detectar substâncias ilícitas
FOTO: PMPA
Utilizando uma lancha motorizada do Grupamento Fluvial (Gflu Santarém), a equipe seguiu para a embarcação suspeita. Durante as buscas, a cadela Ísis demonstrou comportamento de alerta e sinalizou próximo a um suspiro a bombordo da balsa. Uma verificação inicial indicou a existência de um compartimento falso na boia onde, posteriormente, foi confirmado o acondicionamento de grande quantidade de entorpecentes.
FOTO: PMPA
A embarcação foi conduzida até o porto da Companhia das Docas do Pará (CDP), onde, com o auxílio de ferramentas específicas, a equipe conseguiu acessar o compartimento secreto, confirmando a presença de drogas de aproximadamente 2 toneladas e 205 quilogramas de entorpecentes embalados em tabletes. Todo o material apreendido foi recolhido e passará por processo de aferição e perícia técnica.
FOTO: PMPA
“Gostaria de destacar a importância da operação conjunta realizada entre os órgãos de segurança pública, da qual o 2° Batalhão de Missões Especiais teve a honra de participar ativamente, ao lado do Núcleo de Inteligência (NIP), do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC), do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) e da Superintendência de Santarém, onde por meio dessa ação integrada, apreendemos mais de 2 toneladas de drogas, resultando na prisão de 10 indivíduos, representando um prejuízo estimado de 45 milhões de reais ao crime organizado. Destaco, sobretudo, o papel fundamental da equipe do nosso Canil Setorial, que, com o apoio da cadela farejadora Ísis, foi decisivo para localizar a droga escondida em um fundo falso de ferro no casco da embarcação”, ressaltou o comandante do 2° BME, Tenente-coronel Wilton.
Essa operação reforça a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança pública do Pará, destacando a excelência da Polícia Militar e, em especial, a atuação dos cães policiais, que se mostram essenciais em ações de rastreio, localização de drogas e outros materiais ilícitos. A cadela Ísis, mais uma vez, demonstrou sua competência e contribuiu diretamente para o sucesso dessa operação.