Em solenidade presidida pelo governador do Estado, Hélder Zaluth Barbalho, a Polícia Militar celebrou, na manhã desta sexta-feira (16), a formatura de 145 novos aspirantes a oficiais. O evento ocorreu na Arena Guilherme Paraense - Mangueirinho, em Belém - e além da participação de oficiais e praças da Corporação, a solenidade foi prestigiada por autoridades militares das Forças Armadas, civis, representantes de outras forças de segurança pública e familiares dos formandos.
Depois de três anos de Curso de Formação de Oficiais (CFO) na Academia de Polícia Militar (APM) Coronel Fontoura, os integrantes da maior turma de cadetes já formada na APM “ Cel Fontoura”, passaram à condição de aspirantes, por ato do Comandante-Geral da PM, Coronel Dílson Júnior ocasião em que receberam de seus padrinhos e madrinhas a espada, símbolo que marca a carreira do oficial militar.
Iniciada em 2017, a Turma nomeada Hélder Zaluth Barbalho - em homenagem ao governador do Pará - teve como principais destaques os alunos Wilson Júnior (1° lugar), Eddiene Rodrigues (2° lugar) e Gleiciane Silva (3° lugar). A partir da próxima segunda-feira (19), os novos aspirantes serão distribuídos estrategicamente pelas unidades da Polícia Militar na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado. Eles exercerão funções de comando, fiscalização e supervisão.
“Ao final de três anos estamos entregando para sociedade paraense 145 novos aspirantes a oficial, sendo um efetivo que será distribuído em todo Estado e isto, com certeza, vai reafirmar toda política de segurança que vem sendo implantada desde janeiro de 2019, reforçando as ações preventivas e repressivas da Polícia Militar por todo o Estado, que permitiu alcançar redução inédita da criminalidade”, avaliou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dílson Júnior.
“Com o ingresso desses novos militares vamos continuar fazendo com que a segurança pública desse estado continue sendo motivo de orgulho para os 8,5 milhões de paraenses, que agora sabem que podem encontrar paz, segurança e tranquilidade ao encontrarem os agentes de segurança", afirmou o governador Helder Barbalho.
Exigência de curso superior para oficiais
A turma do CFO 2017/2020 foi a primeira a exigir nível superior, recebendo pessoas formadas em Arquitetura, Educação Física, Geografia, entre outras áreas de conhecimento. Ao longo do curso, foram ministradas 103 disciplinas ligadas à área do Direito, Filosofia e Ciências Humanas, totalizando 3.700 horas/aula.
O aspirante oficial Jean França, que é bacharel em direito, levou a família para acompanhar a cerimônia de formatura. Afinal de contas, foram 1096 dias de formação. "Nossa turma foi privilegiada. Além das instruções em sala de aula, tivemos a oportunidade de trabalhar nas ruas, por meio de diversas modalidades de policiamento ostensivo, principalmente durante o período de pandemia da Covid-19", avaliou o militar que atua há 12 anos na Corporação.