FOTO: PMPA
A Polícia Militar desempenha um papel essencial na segurança pública, atuando diretamente na proteção de vítimas em situações de perigo. Além do enfrentamento à criminalidade, a PMPA também exerce um papel fundamental quando acionada em apoio a outros órgãos de defesa civil, em situações de emergência, como desastres naturais e acidentes graves. Por estar presente em todos os municípios do estado o policial militar é o primeiro a chegar nas ocorrências, sendo a atuação dos agentes de segurança determinante para preservar vidas e minimizar danos, garantindo socorro básico adequado até a chegada de equipes médicas ou outras autoridades competentes.
Nesse sentido, na noite desta sexta-feira (4), militares do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), realizaram o resgate de vítimas de um naufrágio na Ilha do Marajó.
Por volta das 23h45, os militares foram acionados por um morador da comunidade do Nascimento, no município de Chaves, que solicitou de forma urgente apoio devido a um naufrágio. Segundo relato, o incidente estava ocorrendo no Rio Paracaury, em frente às cidades de Soure e Salvaterra.
De forma imediata, as equipes utilizaram uma lancha para se deslocar até o local do ocorrido e estabeleceram contato com o Corpo de Bombeiros Militar.
Ao chegarem ao local, avistaram pessoas na água, todas resgatadas com vida, sem registro de desaparecimento. Dentre as vítimas resgatadas, estava o comandante da embarcação, que informou aos militares que havia cerca de 60 passageiros e 5 tripulantes. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Soure para que fosse realizado o registro da ocorrência e o esclarecimento dos fatos.
FOTO: PMPA