FOTO: ASCOM PMPA
Diante da necessidade de aprimorar o efetivo do Comando de Missões Especiais (CME), nas modalidades de policiamento montado e a pé, a Polícia Militar do Pará realiza, desde o ano de 2003, o Curso de Tropa Montada e Operações Montadas em Área Rural - CTMON/OMAR. Já foram nove edições do curso, formando sempre novos militares aptos para atuarem nos mais diversos tipos de operações que envolvam o policiamento montado.
FOTO: ASCOM PMPA
Na manhã desta terça-feira (08), o auditório do Quartel do Comando Geral da PMPA foi palco da formatura do X CTMON/OMAR, realizado pelo Regimento de Polícia Montada da Corporação. Na ocasião, o Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior, presidiu a cerimônia que formou 24 cavalarianos prontos para cumprirem as missões atinentes à função.
FOTO: ASCOM PMPA
“Este curso contou com a carga horária de 680 horas-aula, esse número equivale a quase duas pós-graduações lato sensu. Isso significa que estamos entregando à sociedade militares bem capacitados prontos para o ofício ao qual foram estabelecidos, no caso, o policiamento montado. Em 6 anos de gestão, já capacitamos em torno de 100 mil militares, um recorde histórico para a nossa PM, uma vez que cada policial já passou por mais de uma capacitação, demonstrando o empenho da Instituição em sempre proporcionar o máximo de conhecimento e evolução à tropa, promovendo um serviço de excelência à sociedade”, afirmou o Comandante-geral.
FOTO: FOTO ASCOM
No período de 03 de fevereiro a 03 de abril de 2025, totalizando 60 dias de instruções práticas e teóricas, distribuídas em uma matriz curricular de 20 disciplinas com carga horária de 680 horas-aulas, o X CTMON/OMAR entrega à sociedade paraense 24 novos cavalarianos, sendo 08 pertencentes ao RPMONT, 09 do 1ª BME, 02 ao 2ª BME, e os outros 05 pertencentes do BPCHOQUE, 43º bpm, 8⁰ bpm, 18⁰ bpm e 23⁰ bpm, respectivamente, aptos a atuar no policiamento montado, alicerçados no profissionalismo e na técnica mais apurada, convergindo para o fiel cumprimento das determinações emanadas pelo comando da bicentenária instituição.
FOTO: ASCOM PMPA
“Como eu disse pra eles na noite da espora, agora eles podem dizer que são de Cavalaria. E tem a responsabilidade agora de difundir a nossa doutrina, manter as nossas tradições e sempre enaltecer o nome do cavalo e nunca esquecer do nosso nobre amigo, que é o próprio cavalo. Obrigado Senhor Comandante-geral por todo apoio dado ao curso, de suma importância para o sucesso de cada edição. Parabéns a todos os concluintes que lograram êxito nesta edição. A Polícia Militar recebe militares bem preparados para atuarem com disciplina e técnica no serviço diário de servir e proteger a sociedade paraense”, ressaltou o comandante do RPMONT, Major Ramiro.
FOTO: ASCOM PMPA
FOTO: ASCOM PMPA
FOTO: ASCOM PMPA