A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), intensificou o policiamento e empregou 685 agentes para realizar a segurança durante o primeiro jogo da final da Copa Verde 2025 entre Paysandu e Goiás, que foi realizado no estádio olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença (Mangueirão), em Belém.
De forma coordenada com os demais órgãos que integram a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a PMPA, atuou preventivamente com diversos processos de policiamento antes, durante e após a partida.
Visando a garantia da preservação da ordem pública, dos direitos e garantias constitucionais, tropas do Comando de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), Missões Especiais (CME), Especializado (CPE), Ambiental (CPA), Região Metropolitana (CPRM) e do Quartel do Comando Geral (QCG) foram distribuídas dentro e fora do estádio, nos arredores e nas principais vias de acesso.
Para garantir o acesso seguro do público até o local, equipes de radiopatrulhamento em carros e em motocicletas foram posicionadas, em Pontos Básicos Estratégicos (PBEs), ao longo dos principais corredores da Grande Belém como as rodovias BR-316, Mário Covas, Augusto Montenegro, além de avenidas como Independência e Almirante Barroso, entre outras.
As ações de policiamento iniciaram às 10h, a PM destinou tropas em pontos e locais estratégicos de maior circulação de pessoas e veículos para evitar que crimes ocorressem. O esforço preventivo e as ações ostensivas da PMPA só foram desmobilizados após às 00:00h, com a chegada segura dos torcedores ao local de descanso.
“A PM planejou um grande esquema para assegurar o acesso tranquilo do público ao estádio, assim como o retorno das pessoas para as suas residências. As equipes foram posicionadas de forma estratégicas e mais uma vez conseguimos finalizar o policiamento sem o registro de nenhuma ocorrência relevante”, finalizou o Tenente-Coronel Neves, comandante do policiamento no estádio.