FOTO: PMPA
Com a realização de operações e ações, planejadas estrategicamente, o Governo do Estado do Pará por meio da Polícia Militar desempenha um trabalho especializado juntamente com o sistema de segurança pública na desarticulação da criminalidade organizada e, assim, fortalecendo o enfrentamento do tráfico de entorpecentes em todo o território paraense.
Nesse contexto, uma equipe do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional I (CPR I), apreendeu entorpecentes e armas de fogo durante ação integrada no município de Monte Alegre, na manhã deste domingo (13).
A ação foi realizada através da Operação Vigília, que tem como objetivo o monitoramento das rotas utilizadas para a comercialização de entorpecentes entre os estados do Pará e Amazonas, sobretudo pelas vias fluviais da região. Foi realizada em conjunto com a Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Amazonas, e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) do mesmo Estado.
Por meio de monitoramento, as equipes já observavam a presença suspeita de uma embarcação, na qual realizaram a abordagem no rio Amazonas, na divisa entre os municípios de Prainha e Almeirim. Contudo, os indivíduos presentes na embarcação abandonaram a mesma, adentrando em uma área de mata enquanto realizavam disparos na direção dos militares.
Dando prosseguimento aos procedimentos, os agentes realizaram uma busca no interior e proximidades da embarcação, encontrando diversos pacotes com entorpecentes que estariam submersos, estando envoltos em sacos plásticos.
Momentos depois, um cidadão informou a presença de dois sujeitos armados nas proximidades, resultando no deslocamento imediato dos agentes até o local. Ao se aproximar do local indicado, os agentes foram recebidos com disparos de arma de fogo. A fim de cessar a iminente agressão, os militares reagiram, atingindo um deles, o qual não resistiu aos ferimentos. Já o segundo suspeito se evadiu na área de mata, não sendo localizado pela guarnição por motivo de pouca visibilidade.
“A Polícia Militar, de forma técnica e inteligente, conseguiu impedir mais um tráfico de drogas nessa região, reafirmando o nosso compromisso em combater a criminalidade e proteger a população paraense”, afirmou o Major Dutra, comandante do 18º BPM..
No total, foram apreendidos 194 kg de entorpecentes semelhantes à cocaína, ao skank e ao oxi, duas armas longas, do tipo Fuzil 556, diversas munições do mesmo calibre e uma lancha utilizada no transporte da droga.
“Isso é mais uma demonstração de que as forças de segurança estão trabalhando fortemente aqui na área do oeste do Pará, fazendo a captura desses criminosos que realizavam o tráfico de entorpecentes. Como exemplo, nas últimas duas semanas, foram apreendidas quase 3 toneladas de drogas", declarou o Coronel Tarcísio, comandante do CPR I.
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA