O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), tem investido cada vez mais em logística (equipamento, armamento, viatura, etc.) e na capacitação constante dos homens e mulheres que fazem parte da “Polícia Militar de Fontoura”.
Diante desse cenário, e considerando a aquisição de Armas de Incapacitação Neuromuscular de Duplo Disparo com Cartucho e Acessórios (tasers modelo X2), faz-se necessário a capacitação dos policiais militares, os quais passarão a atuar, como operadores e multiplicadores do conhecimento no referido armamento, no combate à criminalidade.
A capacitação vai ser realizada para tropas da Região Metropolitana e do interior do Estado entre os dias 14 de abril e 30 de maio e disponibiliza instruções prática e teóricas do manuseio seguro da Taser, com foco na aplicação correta do dispositivo em situações de risco, minimizando os danos físicos aos envolvidos.
Na sede do Comando de Policiamento Especializado (CPE), em Belém, 26 policiais militares que atuam nos Batalhões de Polícia Rodoviária (BPRV), Eventos (BPE), Guarda (BPGuarda) e Escolar (BPOE), Unidades que integram o CPE, receberam instruções sobre o devido uso e manejo das tasers.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Em Castanhal, policiais militares que atuam na área de circunscrição do Comando de Policiamento Regional III (CPR III), também receberam capacitação técnica da Taser X2, modo operador. A atividade fortalece a padronização e o uso responsável da tecnologia de menor potencial ofensivo da tropa.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Investimentos
No último mês de janeiro, o Governo do Estado entregou para a PMPA 2,8 mil tasers para potencializar a eficiência do trabalho dos agentes de segurança.
Com as armas neuro incapacitantes o Estado cumpre integralmente portarias do Ministério da Justiça, as quais estabelecem que os policiais devem ter vários meios de conter uma situação de crise.
FOTO: DIVULGAÇÃO