FOTO: PMPA
Na última quarta-feira (16), uma operação do Grupamento de Patrulhamento Rural (GPAR), em conjunto com guarnições da ROTAM e do 32º BPM, resultou na apreensão de um revólver e três munições na zona rural do município de Mocajuba. A ação ocorreu após denúncia anônima relatando a participação de dois suspeitos em crimes pela região.
O Grupo de Patrulhamento em Ambiente Rural (GPAR), da PMPA, é uma unidade especializada em atuar nas áreas de mata e ambiente rural. O GPAR é formado por policiais militares do BOPE, os quais possuem o Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural (CPAR), atuando como 3° esforço pelo tempo que for necessário. As principais ocorrências direcionadas ao GPAR são: enfrentamento ao novo cangaço; busca e captura de criminosos domiciliados em área de mata; além de apoio a outros órgãos na busca e localização de pessoas desaparecidas em áreas de floresta ou rural.
Por volta das 06h00, durante deslocamento para o Ramal Pantoja, na Comunidade Nova Aliança, a equipe do GPAR foi informada sobre dois homens que estariam a caminho do município, em uma motocicleta, com características visivelmente deterioradas.
A guarnição seguiu em diligência e de posse das características dos suspeitos, localizou os indivíduos nas proximidades do Ramal Guariba. Ao avistarem as viaturas, os suspeitos fugiram em direção a uma área de mata, efetuando disparos contra os policiais, os quais reagiram à iminente agressão. No primeiro momento, os indivíduos conseguiram evadir.
Após intensificação das buscas e saturação do perímetro com apoio da ROTAM e do 32º BPM, os suspeitos foram localizados pela segunda vez. Houve novo confronto com a PM que reagiu, e ao se defenderem, um deles foi alvejado e encontrado ao solo portando um revólver calibre 38. Os agentes prestaram socorro imediato ao ferido, que foi encaminhado ao hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos. O outro criminoso conseguiu fugir.
Ao término da ação, foi apreendido um revólver cal 38 com seis munições, sendo três deflagradas, duas percutidas e uma intacta, além de uma motocicleta. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia local. A Polícia Militar segue com diligências para localizar o segundo suspeito e reforça o compromisso com a segurança pública e o combate à criminalidade em toda a região.
FOTO: PMPA