Por meio de um termo de cooperação técnica, a Polícia Militar do Pará entregou para os agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA), 8 drones, 435 bastões retráteis e 660 espargidores que serão utilizados durante as ações de segurança pública nas rodovias estaduais. A assinatura do termo de doação foi realizada na tarde desta sexta-feira (16) e representa a concretização de mais uma parceria entre a Corporação e o órgão.
Participaram do evento o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, o diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Hayman de Souza, além de outras autoridades civis e militares. A cerimônia foi acompanhada também pelos agentes do Detran.
A entrega dos equipamentos está prevista no Termo de Cooperação Técnica 003/2018, que estabeleceu mais uma parceria entre a PMPA e o Detran. A cooperação mútua viabilizou a capacitação de policiais militares para atuarem como agentes de trânsito, custeios de diárias para os militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), entre outras ações voltadas para o reforço do aparato da segurança pública nas estradas estaduais.
O diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, destacou a importância da aquisição dos equipamentos para os integrantes do órgão, em razão das condições perigosas de determinados locais do Estado. Durante o evento, ele ressaltou ainda o sucesso dos sucessivos termos de cooperação entre a Corporação de Fontoura e o Departamento que tem trazido bons resultados para ambos órgãos.
O coronel Dilson Júnior explicou que o convênio entre os órgãos já havia possibilitado a entrega de 2 motos, 200 cones e 3 guinchos ao Detran. Segundo o oficial, com a doação dos instrumentos de menor potencial ofensivo, realizado nesta sexta-feira (16), foi destinado ao Detran, por meio do convênio, o valor de 1,4 milhão de reais para assegurar um trânsito em condições seguras.
‘’Foi firmado neste convênio que parte dos recursos que eram destinados apenas aos custeios das diárias dos militares do BPRV, também pudessem ser revertidos na compra de equipamentos para os próprios agentes do Detran desempenharem melhor suas atividades. Esse material vai reforçar a segurança do agente na via, que terá mais condições de se proteger’’, concluiu o Comandante-Geral da PMPA.