A Polícia Militar, constitucionalmente, é responsável pelo policiamento ostensivo nas áreas urbanas e rurais. Contudo, além desta atividade a corporação também exerce outras atividades como por exemplo o policiamento em grandes eventos, policiamento de choque, escolar, turístico e penitenciário, além de outras ações de segurança voltadas para públicos específicos.
Para assegurar que os policiais militares consigam atuar com competência e destreza em cada uma de suas atribuições, a corporação, com apoio do governo do Estado, tem realizado grandes investimentos na aquisição de equipamentos, armamentos, veículos, na construção e reformas de unidades administrativas e operacionais, na capacitação de seus agentes para atuar nos diversos processos de policiamento e na criação de novos batalhões para aperfeiçoar o atendimento a sociedade.
Umas das novas unidades criadas foi o Batalhão Especial Penitenciário (BEP), a unidade foi construída e aparelhada para receber militares que foram condenados pela Justiça a cumprir pena de reclusão, além disso, também recebeu um efetivo oriundo de outras unidades. Para garantir que os agentes consigam atuar com excelência e dentro da legalidade, a PM realizou a capacitação de 54 agentes do BEP e de outros batalhões. A solenidade de formatura aconteceu nesta terça-feira (24), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém.
A I Capacitação de Intervenção Penitenciária Especial (I CIPE) foi planejada para que os policiais militares pudessem adquirir conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a atuação eficaz nas diversas modalidades de policiamento realizadas pelo batalhão, como a guarda prisional, escoltas especiais, intervenções em locais de custódia, para garantir a manutenção e a ordem nos estabelecimentos penitenciários. 54 alunos concluíram a capacitação que ocorreu entre os dias 2 e 14 de abril com uma carga horária de 72 horas/aulas, divididas em disciplinas como Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises em Estabelecimento Prisional, Intervenção Penitenciária, Uso diferenciado da Força, Tiro Policial , entre outras.
“Cada vez que participamos de uma formatura é um momento de muito orgulho para toda a Corporação. Estamos muito felizes em participar desta formatura que ao mesmo tempo que representa a finalização de um ciclo também marca a entrega de novos policiais que a partir de hoje irão desempenhar as suas funções com a maestria obtida por meio de todos os conhecimentos adquiridos. Que todos se tornem multiplicadores de competências para que a PM possa oferecer um serviço de qualidade para toda a sociedade paraense, finalizou o Coronel Getúlio, autoridade que presidiu a solenidade.