FOTO: PMPA
Com chegada dos campeonatos Brasileiros da série B e D, competições que envolvem times paraenses, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), tem implementado em todas as partidas um grande esquema de segurança que envolve diversos órgãos envolvidos com a segurança pública. Entre eles a Polícia Militar que é a instituição que atua com o maior número de agentes durante os eventos.
Um destes confrontos aconteceu no final da tarde deste domingo (27), no estádio olímpico Jornalista Edgar Proença (Mangueirâo). A partida válida pela 5ª rodada do campeonato brasileiro da serie B, envolveu as equipes do Paysandu e CRB, do Estado de Alagoas. Na ocasião, a PM empregou um grande efetivo de policiais militares, garantindo a segurança de torcedores, atletas e profissionais envolvidos na realização do jogo.
FOTO: PMPA
Tropas do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Comandos de Policiamento da Capital I e II, Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), além de unidades administrativas, atuaram de forma integrada com demais órgãos de fiscalização e segurança estaduais e municipais para coibir crimes, monitorar encontro de torcidas e garantir a preservação da ordem pública.
FOTO: PMPA
A presença da PM pode ser notada durante o trajeto dos torcedores conforme explica o autônomo Francisco Oliveira, morador do conjunto Guajará, em Ananindeua. “Para chegar só estádio faço um percurso relativamente longo e durante o trajeto podemos perceber várias viaturas da PM paradas nas esquinas e quase não presenciamos brigas nas ruas o que era corriqueiro até um tempo atrás. Foi justamente essa presença policial que me incentivou a voltar a frequentar estádio e, inclusive, trazendo a minha família”.
Desde o início da tarde, militares designados para atuarem no policiamento precursor monitoraram a chegada de vendedores ambulantes e dos primeiros torcedores ao estádio. Além disso, equipes do policiamento ordinário também fiscalizavam diversos pontos da Região Metropolitana de Belém, identificados como provaveis locais de concentração de torcidas Organizadas.
FOTO: PMPA
Durante a partida, a tropa da Polícia Militar foi distribuída e ocupou todos as vias de acesso ao estádio, área de estacionamento, catracas e rampa de acesso as dependências do estádio. Além disso, militares do Batalhão de Polícia de Choque e do Batalhão de Polícia de Eventos, garantiram a segurança de jogadores, da arbitragem e de jornalistas dentro do gramado do Mangueirão.
Todo planejamento realizado pelo Departamento Geral de Operações da PMPA, garantiu um policiamento eficiente que, além de proteger os espectadores, elevou a qualidade da experiência do torcedor em vivenciar o evento, integrando segurança por meio de estratégias de policiamento, tornando uma experiência positiva a todos os presentes.
FOTO: PMPA
Partida de futebol pode ser realizada sem registros de ocorrências que comprometessem o andamento do confronto ou a segurança dos atletas, da arbitragem, ou dos colaboradores envolvidos com a partida de futebol e de torcedores. Dessa forma, foi mantido o bem estar e a tranquilidade dentro e no entorno do estádio Mangueirão.
FOTO: PMPA
Após a partida, as guarnições do policiamento finalizador ficaram responsáveis por garantir que tanto os envolvidos no espetáculo (comissão de arbitragem, clubes e dirigentes de futebol) quanto ambulantes e torcedores dos dois times, deixassem o estádio e retornassem em segurança para suas residências.
“Mais uma vez empregamos um grande efetivo para garantir a segurança em uma partida do Campeonato brasileiro e de novo concluímos o policiamento sem o registro de ocorrências de grande relevância. Todo planejamento e as estratégias de policiamento estão apresentando resultados positivos e com isso conseguimos possibilitar que o público assistisse o jogo em segurança. A PM esteve presente antes, durante e após a partida e temos certeza que o torcedor saiu daqui hoje com a certeza que pode voltar sempre por que terá um evento seguro”, finalizou o Tenente-Coronel Vaz, comandante do policiamento do jogo.
FOTO: PMPA