Para dar continuidade à redução do crime e da violência na região metropolitana de Belém e no interior do Estado, a Polícia Militar realizou na manhã desta terça-feira (20), na sede do Quartel do Comando Geral (QCG) em Belém, a aula inaugural do 6° Curso Básico de Inteligência, destinado aos agentes de segurança público e outros órgãos públicos.
Além dos militares da PM e das Forças Armadas, profissionais do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) e integrantes dos Núcleos Regionais de Inteligência também participarão do curso que visa capacitar os alunos na identificação e conhecimento da atividade de inteligência e seus métodos e tecnologias.
Ao todo, 37 alunos foram matriculados na capacitação que será realizada entre os dias 20 e 30 deste mês, com carga horária de 80 horas/aula. De acordo com a coordenação, o curso contará com instruções teóricas - que serão realizadas no auditório do QCG, no bairro Parque-Guajará e no laboratório de informática do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro do Souza - e práticas, que ocorrerão em diversos pontos estratégicos de Belém.
"A Atividade de Inteligência não se faz de forma isolada, mas de forma integrada, pois somente com cooperação mútua, as instituições de segurança pública serão eficientes no combate à violência e ao crime organizado", frisou o chefe do Centro de Inteligência da PM (CInt), coronel Altino Ranieri que é responsável pela coordenação-geral da capacitação.
Para o Coronel Dílson Júnior, a capacitação é uma excelente oportunidade para que os agentes contribuam estrategicamente na prevenção e no combate aos crimes violentos. "O Governo do Estado tem investido em tecnologia e disponibilizado novos equipamentos para serem usados pela corporação e isso tem trazido eficiência para nosso trabalho e contribuído para tornar o Pará o estado brasileiro que mais reduziu a violência em números absolutos no primeiro semestre deste ano", avaliou o Comandante-Geral que prevê resultados ainda melhores nos próximos meses.
Abordando o tema 'Atuação das Organizações Criminosas no Pará', o Secretário-Adjunto de Inteligência e Análise Criminal, delegado Carlos André Viana da Costa, foi convidado para ministrar a aula inaugural do curso. De acordo com o secretário "os agentes de inteligência tem papel fundamental no combate ao crime organizado e à violência, pois tem a missão de identificar as oportunidades e as ameaças que vão direcionar os gestores a tomar as melhores estratégias logísticas e operacionais".