Fotos: Inês Catarina - VC PM
Para dar continuidade à redução do crime e da violência na região metropolitana de Belém e no interior do Estado, a Polícia Militar realizou na manhã desta terça-feira (20), na sede do Quartel do Comando Geral (QCG) em Belém, a aula inaugural do 6° Curso Básico de Inteligência, destinado aos agentes de segurança público e outros órgãos públicos.
Além dos militares da PM e das Forças Armadas, profissionais do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) e integrantes dos Núcleos Regionais de Inteligência também participarão do curso que visa capacitar os alunos na identificação e conhecimento da atividade de inteligência e seus métodos e tecnologias.
Fotos: Inês Catarina - VC PM
Ao todo, 37 alunos foram matriculados na capacitação que será realizada entre os dias 20 e 30 deste mês, com carga horária de 80 horas/aula. De acordo com a coordenação, o curso contará com instruções teóricas - que serão realizadas no auditório do QCG, no bairro Parque-Guajará e no laboratório de informática do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro do Souza - e práticas, que ocorrerão em diversos pontos estratégicos de Belém.
Fotos: Inês Catarina - VC PM
"A Atividade de Inteligência não se faz de forma isolada, mas de forma integrada, pois somente com cooperação mútua, as instituições de segurança pública serão eficientes no combate à violência e ao crime organizado", frisou o chefe do Centro de Inteligência da PM (CInt), coronel Altino Ranieri que é responsável pela coordenação-geral da capacitação.
Fotos: Inês Catarina - VC PM
Para o Coronel Dílson Júnior, a capacitação é uma excelente oportunidade para que os agentes contribuam estrategicamente na prevenção e no combate aos crimes violentos. "O Governo do Estado tem investido em tecnologia e disponibilizado novos equipamentos para serem usados pela corporação e isso tem trazido eficiência para nosso trabalho e contribuído para tornar o Pará o estado brasileiro que mais reduziu a violência em números absolutos no primeiro semestre deste ano", avaliou o Comandante-Geral que prevê resultados ainda melhores nos próximos meses.
Fotos: Inês Catarina - VC PM
Abordando o tema 'Atuação das Organizações Criminosas no Pará', o Secretário-Adjunto de Inteligência e Análise Criminal, delegado Carlos André Viana da Costa, foi convidado para ministrar a aula inaugural do curso. De acordo com o secretário "os agentes de inteligência tem papel fundamental no combate ao crime organizado e à violência, pois tem a missão de identificar as oportunidades e as ameaças que vão direcionar os gestores a tomar as melhores estratégias logísticas e operacionais".
Fotos: Inês Catarina - VC PM
Fotos: Inês Catarina - VC PM