Um casal foi preso em flagrante, na tarde desta terça-feira (20), com 6 mil reais em cédulas falsas escondidas no forro de um veículo, no município de Castanhal, no Nordeste do Estado. A prisão foi realizada pelo 5º Batalhão da PM, Semutran e Polícia Civil.
Os dois foram presos, após um agente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) reconhecer a placa do veículo onde eles estavam. Semanas antes, os proprietários de um estabelecimento local haviam divulgado a mesma placa, informando que foram vítimas de um casal que realizou uma compra no local usando notas falsas.
Durante a abordagem e busca pessoal, nada foi encontrado pelos policiais militares. Mas ao fazerem uma busca minuciosa no veículo, eles encontraram uma impressora, provavelmente usada na fabricação do material, além de 6 mil reais em notas falsas, escondidas no forro do carro, e aproximadamente mil reais em dinheiro legítimo. Após o flagrante, o casal ficou detido na Delegacia de Polícia Civil de Castanhal para que fossem realizados os procedimentos adequados.
Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal Brasileiro e pode levar a prisão de até 12 anos e multa.