Apreensão de drogas em Canaã dos Carajás termina com dois homens detidos pela Polícia Militar

No último mês de junho deste ano, a região sudeste do Estado, especificamente no entorno dos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, apresentou um declínio exponencial nos índices de criminalidade, traçando um comparativo com junho de 2024. Segundo relatos do 23º Batalhão de Polícia Militar, Unidade responsável pelo policiamento desta área, houve uma redução de 43% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), com destaque para o roubo (-47%) e furto (-24%).

De acordo com o capitão Guimarães, subcomandante do 23º BPM, o policiamento executado pela Unidade, sob diretrizes do Comando de Policiamento Regional XIV, agrega estratégias pontuais e contundentes durante esse processo.

“A Polícia Militar, de forma ampla, trabalha com dados e estatística, pois assim a Instituição consegue demarcar melhor as áreas de atuação. Aqui no 23º BPM utilizamos com frequência o mapeamento da mancha criminal, sobretudo o Disque-Denúncia, que são informações em que a população nos aciona relatando sobre possíveis casos ou ocorrências, fazendo com o que nosso efetivo intensifique as rondas ostensivas em determinados locais, onde porventura a gente pode acabar se deparando em situações flagranciais de algum crime que possa estar acontecendo, agindo, dessa maneira, de imediato para cessar tal delito”, destacou.

Para endossar o seu discurso, o subcomandante citou um caso que aconteceu na manhã desta terça-feira (22), onde a PM, através de informações da população, conseguiu prender dois suspeitos por tráfico de drogas, e também apreendeu a quantidade aproximada de 1,4 quilogramas de substâncias ilícitas, além de uma quantia em dinheiro e duas balanças de precisão.

WhatsApp Image 2025 07 22 at 16.45.06FOTO: PMPA

“Por meio de um relato advindo da população, conseguimos prender dois criminosos na manhã de hoje. Assim que recebemos a informação, realizamos o processo de apuração, a fim de averiguar a veracidade do fato. Foram feitas diligências até o endereço indicado e, ao chegarmos lá, encontramos dois homens consumindo algo semelhante ao crack. Após ser feita a abordagem e busca pessoal, encontramos com eles 810g de uma pedra aparentando ser crack, e uma barra aproximadamente de 525g de uma substância parecida com maconha, além de uma quantia em dinheiro de R$121 e duas balanças de precisão”.

WhatsApp Image 2025 07 22 at 16.45.07FOTO: PMPA

Após conclusão da ocorrência, os dois suspeitos, e o material apreendido, foram apresentados em uma Delegacia do Município, onde foram tomadas as providências legais perante o caso concreto.

 

WhatsApp Image 2025 07 22 at 16.45.07 1FOTO: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.