O Comandante-Geral da Policial Militar, Coronel Dílson Júnior, recebeu na manhã desta quinta-feira (22), na sede do Quartel do Comando-Geral em Belém, a Cabo Darilene Monteiro, que atua desde o mês de janeiro, em missão de paz da Organização das Nações Unidas na República Centro Africana após um rigoroso teste de seleção realizado pela ONU.
A visita serviu para que a policial militar, que é fluente em língua francesa e representante da PMPA na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), compartilhasse as experiências profissionais vivenciadas no país africano.
A militar paraense atua com policiais de diversas nações, desenvolvendo ações de policiamento ostensivo e comunitário. Ela destaca que a experiência adquirida na Rotam contribuiu para sua adaptação à nova missão. "Colocamos em prática, junto à população vulnerável daquele país, os procedimentos teóricos e práticos de Direitos Humanos e da Polícia Comunitária, já adquiridos na corporação paraense", frisou a Cabo Darilene, que destacou que a polícia de proximidade além de solucionar conflitos, gera empatia com a comunidade local.
"É um orgulho termos ouvido de uma policial de nossa unidade, que pôde fazer uso de técnicas e treinamentos aqui ensinados, elogios de policiais de outros países sobre nossas técnicas e equipamentos. Isso eleva o nome da instituição e do Estado do Pará", destacou o comandante do Batlhão Rotam, Tenente-Coronel Fábio Barra, que intermediou o encontro com o Comandante-Geral.
"Ficou evidente na conversa que tivemos com a Cabo Darilene que a Polícia Militar tem muito a contribuir com as Nações Unidas para garantir a paz para além das fronteiras do nosso Estado. Dessa forma, vamos incentivar o intercâmbio de mais policiais para estarem se qualificando em outras missões e facilitando que militares de outras nações possam fazer capacitações em nossas unidades especiais; afinal de contas, o conhecimento é para ser compartilhado", concluiu o Coronel Dílson Júnior.