FOTO: ASCOM PMPA
A Polícia Militar do Pará (PMPA) promoveu, em todas as suas unidades na capital e interior do estado, uma solenidade matinal voltada à inspeção de uniformes, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Nota de Instrução da corporação. A ação teve como objetivo reforçar a padronização da tropa, a valorização da apresentação individual e o resgate de tradições da cultura policial militar paraense.
FOTO: ASCOM PMPA
Durante a Solenidade de Revista, os uniformes dos policiais foram avaliados com base no Regulamento de Uniformes da Polícia Militar (RUPM). Além da inspeção, o evento serviu como momento de orientação aos militares quanto às condições de uso dos fardamentos e à importância da manutenção da apresentação pessoal para a boa imagem da Corporação e a uniformidade no exercício das funções. Além disso, o evento serviu também como um momento de prestação de contas do dinheiro público que foi destinado para a renovação do uniforme da tropa demonstrando a seriedade que a tropa e a corporação tratam desse assunto.
FOTO: ASCOM PMPA
A medida busca, ainda, fortalecer o espírito de disciplina e coesão entre os integrantes da corporação, valorizando o padrão de excelência da PMPA e reafirmando o compromisso com a ordem, a imagem institucional e o respeito à hierarquia.
FOTO: ASCOM PMPA
No Quartel do Comando Geral, em Belém, a cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ariel, que na ocasião, representou o Comandante-geral da instituição, Coronel Dilson Júnior. O oficial superior ressaltou a importância do trabalho da PMPA para a sociedade paraense e enfatizou a necessidade de zelar pela padronização da tropa.
“Antigamente, alguns militares usavam capa verde, camisa preta e outras peças que não representam a tropa de Fontoura. Isso acabou. Hoje, temos o Regulamento de Uniformes da PMPA (RUPM), atualizado e disponível em nosso site oficial, totalmente remodelado para que ninguém tenha dúvidas sobre como se apresentar de forma correta. Estamos sempre buscando melhorias. Recentemente, fizemos modificações pensando no efetivo feminino, especialmente na esfera administrativa, para garantir mais conforto no uso do cabelo, por exemplo e hoje reforçamos para que todos os nossos policiais possam ostentar o distintivo do seu respectivo curso, seja ele de soldado, de sargento ou outro correspondente ao seu posto ou graduação. O uso do distintivo é obrigatório”, enfatizou o Coronel Ariel.
FOTO: ASCOM PMPA