FOTO: PMPA
Entre os dias 03 a 06 e 08 a 12 de setembro, a Polícia Militar do Pará, por meio do Batalhão de Polícia Rural (BPR), realizou uma importante capacitação em Georreferenciamento e Tecnologias Aplicadas à Segurança no Campo. A formação foi destinada aos efetivos do Comando de Policiamento Regional I (CPR I), no município de Santarém, e do Comando de Policiamento Regional X (CPR X), em Itaituba.
FOTO: PMPA
O curso reuniu 48 participantes, entre oficiais e praças das regiões envolvidas, e teve como principal objetivo aprimorar as técnicas utilizadas no policiamento das zonas rurais. A capacitação abordou o uso de ferramentas tecnológicas de mapeamento, que permitem maior precisão na identificação de áreas estratégicas e facilitam a localização de endereços em regiões de difícil acesso.
FOTO: PMPA
Além disso, os alunos foram orientados a desenvolver canais de atendimento específicos para o público rural, promovendo maior integração entre a Polícia Militar e a comunidade do campo. Técnicas de prevenção ativa também fizeram parte do conteúdo, possibilitando ações mais eficazes no combate à criminalidade rural e na proteção do patrimônio e da vida no interior.
FOTO: PMPA
“A capacitação promovida nos municípios de Santarém e Itaituba, por meio do curso CPR 1 em 10, visa contribuir para as ações preventivas e de resposta, com foco na área rural. Essa iniciativa aprimora a preparação do policial militar para atender às necessidades específicas do ambiente rural, incluindo o uso de tecnologias e sistemas de georreferenciamento. O treinamento aborda, ainda, os princípios da polícia comunitária. Os policiais militares terão acesso a um banco de dados das propriedades rurais, possibilitando que as unidades regionais planejem operações de forma direcionada, buscando otimizar o policiamento e aumentar a efetividade nas demandas relacionadas à população rural”, assegura o Coronel Guimarães, coordenador da capacitação.
FOTO: PMPA
A iniciativa representa um avanço na modernização das práticas policiais, fortalecendo a atuação da PMPA nas áreas mais afastadas dos centros urbanos. Com o uso da tecnologia, a corporação amplia sua capacidade de resposta e reforça o compromisso de estar presente e atuante em todas as regiões do estado.