Na tarde da última sexta-feira, 10, a Polícia Militar do Pará, por meio do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), concluiu a III Capacitação de ROTAM 2025, com ênfase no policiamento com duas rodas, marco que simboliza a reativação da 2ª Companhia do batalhão.
Ao todo, 25 policiais militares participaram do curso, sendo 20 designados para compor a 2ª Companhia e 5 para reforçar o efetivo da 1ª Companhia. A capacitação teve carga horária de 79 horas-aula, e teve como objetivo habilitar os policiais para atuarem em ocorrências que exijam ações e operações especializadas, reforçando a atuação tática da corporação no combate à criminalidade.
FOTO: PMPA
A formação contemplou treinamentos teóricos e práticos, com foco em técnicas de abordagem, patrulhamento motorizado e resposta rápida a situações de alto risco. Os policiais também foram habilitados para o manuseio de armamentos específicos, como pistolas Beretta APX calibre .40, carabinas CTT calibre .40, fuzis IA2 calibre 5,56, espingardas calibre 12 e fuzis Beretta ARX 200, garantindo maior segurança e eficiência nas operações.
FOTO: PMPA
O comandante do Batalhão de ROTAM, Tenente Coronel Pinheiro, destacou a importância da capacitação para o fortalecimento da tropa:
“A conclusão da III Capacitação de ROTAM 2025 representa mais um passo importante no aprimoramento técnico e operacional do nosso batalhão. Policiais que antes integravam o policiamento ordinário agora passam a compor o efetivo da ROTAM, em um investimento do Governo do Estado, por meio do nosso Comandante-Geral, Coronel Neves.
Essa iniciativa é essencial para garantir um policiamento cada vez mais eficiente, disciplinado e preparado para enfrentar os desafios da segurança pública, especialmente neste momento tão importante para o Pará, com a chegada da COP30”.
FOTO: PMPA
De acordo com o Comandante da 2ª Companhia, 1º Tenente Diego, a capacitação representa um momento importante para o fortalecimento das ações do batalhão:
“Primeiramente, agradeço ao nosso Comandante-Geral, Coronel Neves que por intermédio do Tenente Coronel Pinheiro, nos confiou a responsabilidade de atuar e comandar a 2ª Companhia. É uma grande satisfação coordenar essa capacitação que marca o retorno da Rotam Motos. Esses policiais terão a missão de atuar no policiamento e se tornar mais uma ferramenta no combate a criminalidade”, destacou o oficial.
FOTO: PMPA
A III Capacitação de ROTAM reforça o compromisso da Polícia Militar do Pará com a formação continuada, a valorização profissional e a excelência operacional, pilares fundamentais para o fortalecimento da segurança pública no estado.
FOTO|: PMPA