
Na tarde deste sábado (24), o jogo entre Clube do Remo e Bragantino marcou o início do Campeonato Paraense de futebol, a competição marca a abertura da temporada 2026 no Estado. Assim como tem ocorrido nos últimos anos, a Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), preparou um grande planejamento estratégico que envolve diversas unidades operacionais e administrativas da corporação, atuando de forma integrada no policiamento preventivo ostensivo dentro e fora dos estádios.
Um dos principais pontos do planejamento para 2026, são os jogos envolvendo Clube do Remo e Paysandu Sport Club, que historicamente atraem um grande público, mobilizam pessoas em todos os bairros da capital em direção ao estádio e exigem atenção redobrada das autoridades. Em 2025, todos os eventos transcorreram sem registros de ocorrências de grande relevância. Para 2026 a PM planeja repetir as ações que se mostraram eficazes em conjunto com novas práticas idealizadas durante as reuniões estratégicas realizadas pela corporação.
Dentro dos estádios, o planejamento prevê que a PM continue trabalhando de forma integrada com os organizadores do evento e demais órgãos de segurança, realizando revistas pessoais, controle de acesso, monitoramento das arquibancadas, resolução de conflitos entre torcedores. A atuação preventiva contribui para um ambiente seguro e familiar, permitindo que os frequentadores acompanhem os jogos com tranquilidade.
Operação reforça o policiamento nas comunidades adjacentes
Fora das praças esportivas, desde as primeiras horas dos dias de jogos, equipes da PM serão mobilizadas para atuar nos arredores dos estádios, terminais de transporte público e principais vias de acesso, prevenindo ocorrências e orientando o fluxo de torcedores. O esquema de segurança incluiu patrulhamento a pé, motorizado e o emprego de tropas especializadas, como conjuntos de cavalaria e equipes do Batalhão de Ações com Cães, Motopatrulhamento, entre outras, garantindo presença policial ostensiva antes, durante e após os confrontos.
Outro ponto positivo, especificado no planejamento, é que com a realização da operação, o policiamento também será reforçado nas comunidades próximas aos locais da partida, ampliando a segurança para moradores, comerciantes e torcedores, em todos os bairros localizados no entorno das praças esportivas, assim como nas vias que apresentam grande circulação de veículos. A presença da PM nessas áreas contribuiu para a prevenção de delitos como roubos e furtos e para a manutenção da ordem pública.
Para o autônomo Arnaldo Oliveira, torcedor do Paysandu que costuma frequentar os estádios em Belém e reside próximo ao estádio “Mangueirão” a presença da PM garante a tranquilidade tanto para os torcedores quanto para moradores. “Como morador de uma via próxima ao estádio posso afirmar que durante os dias de jogos o nosso bairro fica mais seguro com a presença das viaturas e dos policiais, principalmente porque o policiamento continua nas ruas do bairro até muito depois do término da partida. Eu gostaria de parabenizar a PM e desejar que em 2026 o trabalho permaneça tão eficiente quanto foi no ano passado”.
Jogos no interior
O diferencial da competição são os jogos realizados no interior do estado, Além da capital, municípios como Santarém, Marabá, Cametá, Bragança, Belterra, Augusto Corrêa, entre outros, também irão receber partidas do campeonato e a PM estará presente em todos os locais de jogos, reforçando o compromisso da corporação com a segurança em todas as regiões do estado.
Com um planejamento de policiamento coordenado para se adaptar às especificidades regionais e a realidade de cada município, a PM contribui para que o Campeonato Paraense mantenha sua principal característica que é a capacidade de integração entre a capital e o interior, valorizando o futebol local e aproximando os torcedores.

O planejamento antecipado aliado ao empenho dos policiais militares empregados na operação e a colaboração de organizadores, clubes, comerciantes e, principalmente dos torcedores, principal público alvo da ação, são essenciais para o sucesso da operação. A Polícia Militar reforça que seguirá atuando de forma firme e preventiva ao longo de todo o campeonato, com o objetivo de assegurar que o futebol paraense continue sendo um espetáculo de esporte, lazer e segurança para todos.
O comandante do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Tenente-Coronel Afonso, fala sobre a expectativa da PM para esta temporada. “Podemos afirmar que ano passado tivemos êxito em nossas ações de policiamento. Para este ano pretendemos continuar garantindo a tranquilidade nos dias de jogos. Um grande planejamento foi organizado pelo DGO e será colocado em prática, Neste primeiro momento de campeonato paraense o plano envolve também unidades do interior do estado, onde também ocorrerão as partidas. Os torcedores paraenses podem ter certeza que onde for necessário, a PM se fará presente para cumprir o seu dever de proteger a sociedade paraense”.