A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação (DGEC) e da Academia de Polícia Militar “Cel Fontoura” (APM), realizou nesta segunda-feira (26), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), da PM, em Belém, a cerimônia alusiva a abertura do 2º período do Curso de Formação de Oficiais (CFO). O evento foi presidido pelo corregedor geral da Corporação, Coronel Fábio Lobo, e contou com a presença do Coronel Ricardo André, Chefe do DGEC, além de outras autoridades civis e militares.
Durante a solenidade foi realizado um seminário que abordou dois temas de extrema importância para formação dos futuros oficiais da corporação, primeiro com a palestra sobre a Dinâmica global do crime organizado na Amazônia e, posteriormente, com a Metodologia da pesquisa científica em segurança pública.
A primeira palestra com o tema O tráfico de drogas na Amazônia: Rotas, dinâmicas e impactos na segurança pública, foi ministrada pelos Prof. Dr. Wando Miranda Prof. Dr. Roberto Magno 1º Tenente PM Souza Franco. Os especialistas da UFPA e da PM apresentaram para os futuros oficiais às complexas e dinâmicas demandas da segurança pública na Amazônia, especialmente no que se refere à atuação das organizações criminosas e ao tráfico de drogas, fenômenos que assumem características próprias no contexto regional e impactam diretamente a atividade policial militar.
Posteriormente foi ministrada a palestra sobre Metodologia da pesquisa científica. Ao oferecer uma palestra específica sobre a elaboração artigos científicos a PM garante a preparação dos cadetes para atuar também na produção de conhecimento sistematizado estimulando a reflexão crítica sobre a prática policial e a transformação da experiência institucional em produção científica qualificada.
Neste sentido, a apresentação realizada pela Capitão PM Elcimar, Sargento PM Josivane, Sargento PM Tatiane Tolosa e pela Prof. Dr da UFPA Sônia Passos, contribuiu para o fortalecimento da cultura de pesquisa no âmbito da Corporação, aproximando o ensino policial militar dos princípios da ciência aplicada, incentivando a submissão de trabalhos à revista científica da PM e reforçando o papel do oficial como agente produtor de conhecimento.
“Hoje estamos recebendo os alunos do CFO, para este seminário que marca o início do 2º período de formação, para contribuir com este momento de aprendizado estamos realizando este seminário. Serão duas palestras que abordam temas que serão muito importantes durante toda a carreira dos novos oficiais. Para isso temos aqui pessoas extremamente gabaritadas nos referidos assuntos para compartilhar seus conhecimentos com os nossos cadetes. Temos certeza que todos irão absorver essas informações e utilizar da melhor maneira possível durante toda as suas carreiras”, explicou o Chefe do DGEC, Coronel Ricardo André.