A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFAP), recepcionou, na manhã desta segunda-feira (26), a segunda turma de aprovados no último concurso público para o ingresso na corporação realizado pelo governo do estado. Os novos alunos irão participar do Curso de Formação de Praças (CFP).
A previsão é que mil trezentos e trinta e seis (1336) novos alunos iniciem o curso de formação que será realizado no CFAP, em Belém e em outros 16 polos localizados em cidades como Castanhal, Marabá, Paragominas, Barcarena, salinópolis, Tucuruí, além de outras cidades espalhadas por todas as regiões do estado.
Serão, aproximadamente, nove meses, onde o futuro policial participará de diversas instruções e disciplinas teóricas e práticas. A capacitação técnica abrange desde noções na área jurídica como noções de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Direito Administrativo, Legislação Especial. Entre outras.
Além disso também participaram de instruções inerentes ao serviço policial militar como técnicas de patrulhamento, atendimento pré-hospitalar, preservação de local de crime, defesa pessoal e uso diferenciado da força, conhecimentos que ao término do processo de formação lhes possibilitará adquirir todos as competências necessárias para atuar com excelência e oferecer um serviço de qualidade para a sociedade paraense.
Ação solidária
Uma parceria entre o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) possibilitou a realização de uma grande campanha de doação voluntária de sangue.
No primeiro dia de formação os alunos matriculados em Belém puderam participar da ação que demonstra que a carreira policial militar vai muito além do patrulhamento ostensivo, a proximidade com a comunidade requer uma consciência social e um olhar diferenciado para identificar as necessidades sociais da sociedade. Consciência social que será aprimorada durante o período de formação.