A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), deu início nesta terça-feira (23) ao II Encontro Pedagógico do SUME (Supervisão Militar Educacional), reunindo coordenadores, supervisores militares, professores e diretores de escolas parceiras de diversas regiões do estado, como Belém, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Altamira, entre outros municípios.
FOTO: PMPA
A cerimônia de abertura marcou o início de uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da atuação pedagógica e disciplinar das escolas do SUME. Os primeiros dias serão dedicados à exposição das normas gerais de conduta, tanto para os policiais quanto para o ambiente escolar. Já no último encontro, que será na quinta-feira (29), o foco será o novo projeto pedagógico, que trata da formação continuada de professores e militares que atuam nas unidades com supervisão militar.
FOTO: ASCOM PM
Para o coronel Hélio Moraes, coordenador estadual do SUME, o evento tem como finalidade o alinhamento e direcionamento de ações: “Dentre os documentos em análise, destacamos o novo Manual do Aluno, as normas de atuação do policial militar nas escolas e o novo projeto pedagógico. O encontro é essencial para garantir a qualidade e a unidade da atuação do SUME no Pará”.
FOTO: PMPA

O impacto positivo da atuação militar nas escolas também foi ressaltado pelos gestores. A diretora Graciete Aragão, da Escola Irmã Stella Maria, comentou: “No começo houve resistência, mas hoje a comunidade abraçou o projeto. A demanda por vagas aumentou e não queremos perder essa parceria que deu tão certo.” Em Altamira, por exemplo, a escola que antes tinha 150 alunos, hoje atende cerca de 650 estudantes, com melhoria no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e fila de espera para novas matrículas.
FOTO: PMPA
O encontro segue até a próxima quinta-feira (29), com programação voltada ao aprimoramento da parceria entre educação e segurança, promovendo disciplina, civismo e excelência no ensino.
FOTO: PMPA