Polícia Militar realiza apreensão expressiva de munições de uso restrito em Oriximiná

A Polícia Militar realizou, na manhã desta terça-feira (27), uma grande apreensão de munições e insumos bélicos de uso restrito no município de Oriximiná. Na manhã desta terça-feira (27), após receber denúncia informando que um indivíduo estaria comercializando munições na "Rampa da Kigelo", as guarnições do Comando de Policiamento Regional I (CPR I), deslocaram-se imediatamente ao local.

De posse das características do suspeito, foi realizada a abordagem e busca pessoal, bem como a verificação de seus pertences, onde foram encontradas diversas caixas de munições de diferentes calibres. Ao ser questionado sobre a procedência do material, o criminoso informou que as munições seriam oriundas da cidade de Manaus, no Amazonas.

WhatsApp Image 2026 01 27 at 16.32.13

Ainda durante a abordagem, o homem confirmou que possuía mais material bélico armazenado em sua em um esconderijo, localizado no bairro Penta. As equipes deslocaram-se até o endereço informado, onde foi localizada grande quantidade de munições, espoletas, pólvora, balins e estojos de diversos calibres, configurando um expressivo arsenal de material de uso controlado.

“Essa apreensão é crucial para a prevenção e redução dos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) na região. A informação recebida indicava que a munição apreendida seria comercializada para moradores rurais, com o pretexto de uso para caça, entretanto, compreendemos que, sob efeito de álcool ou drogas, essas munições poderiam ser utilizadas na prática de crimes, incluindo homicídios”, destacou o Coronel Aleixo, comandante do CPR I.

”Observamos uma particularidade nesta região, a maior parte dos crimes cometidos com armas de fogo, especificamente espingardas, ocorre na área rural, sendo assim, a apreensão dessas munições reveste-se de grande importância, porque preserva e salva vidas”, esclareceu o comandante do 41° Batalhão, Major Figueira, oficial que coordenou a operação e apresentou o caso na Delegacia de Polícia Civil de Oriximiná.

WhatsApp Image 2026 01 27 at 16.32.14

As 425 munições, assim como, os estojos, espoletas, pólvora, balotes e outros materiais apreendidos foram apresentados juntamente com o criminoso na Delegacia de Polícia Civil para as providências legais.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.