Polícia Militar intensifica ações de prevenção para garantir segurança no clássico Re-Pa em Belém

WhatsApp Image 2026 02 08 at 19.11.53

A Polícia Militar do Pará mobilizou um efetivo de 1.517 agentes para garantir a segurança no clássico entre Remo e Paysandu, que acontece neste domingo, válido pelo Campeonato Paraense de Futebol.

A operação começou desde às primeiras horas deste domingo (8), e segue até a dispersão total do público, com ações preventivas e repressivas contra brigas de torcida, vandalismo e outros delitos.

O planejamento estratégico conta com reforço de várias unidades operacionais, dentre as quais, Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), Região Metropolitana (CPRM), Missões Especiais (CME), Especializado (CPE) e Ambiental (CPA), com suporte de motos, viaturas, cães e cavalos. Estão previstas as seguintes atuações:

- 227 viaturas (com 663 policiais)
- 50 motocicletas (50 policiais)
- Policiamento Montado (24 militares)
- Policiamento Ostensivo a pé (729 militares)
- Tropa de Choque (25 militares)
- Entre outras unidades administrativas e operacionais

As ações se estendem para além do entorno do estádio, com patrulhamento nos principais corredores de tráfego e acesso da capital, como BR-316, Rodovia Augusto Montenegro, Mário Covas, e também em municípios vizinhos como Ananindeua, Marituba e Benevides.

WhatsApp Image 2026 02 08 at 19.11.55

Prevenção para coibir desordem e violência

A operação tem como foco principal o trabalho preventivo. Unidades de área atuam em conjunto com o Centro de Inteligência da PMPA, que realiza o monitoramento constante de locais com possibilidade de encontro entre torcidas rivais. Esse acompanhamento prévio permite ações rápidas e direcionadas para evitar tumultos e episódios de violência, reforçando a atuação da PMPA antes mesmo do início da partida.

WhatsApp Image 2026 02 08 at 19.11.54

“O policiamento ostensivo desenvolvido pelo Batalhão de Polícia de Eventos tem como principal objetivo garantir que o torcedor possa viver a emoção do clássico com segurança e tranquilidade. Atuamos de forma integrada e estratégica para coibir qualquer tipo de desordem e assegurar que o Re-Pa seja uma grande festa do futebol paraense”, destacou o tenente-coronel Afonso, comandante do BPE.

Como resultado dessas ações de inteligência e abordagem preventiva, armas brancas foram apreendidas na Praça da Ezeriel, no bairro do Guamá. No bairro da Condor, cerca de 20 integrantes de torcidas organizadas foram conduzidos à Seccional de São Brás após se envolverem em confronto na avenida Bernardo Sayão, nas proximidades da Quintino Bocaiúva.

WhatsApp Image 2026 02 08 at 19.11.54 1

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.