Uma operação integrada entre a Polícia Militar do Pará, a Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos de segurança pública resultou na apreensão de mais de 1 tonelada de entorpecentes no município de Marabá, sudeste paraense.
A operação contou com o apoio do 3° Canil Setorial, unidade recém-implantada e vinculada ao 1° Batalhão de Missões Especiais (1° BME). Especializado no faro de entorpecentes e explosivos, o canil teve participação fundamental no êxito da ocorrência. Os cães K9 Bolt e K9 Thor, treinados para detecção de drogas, foram responsáveis por indicar a presença do entorpecente escondido sob o assoalho de um caminhão.
*Dinâmica da ação:*
Durante fiscalização de rotina, a PRF abordou um caminhoneiro que apresentou comportamento suspeito. Diante da situação, solicitou apoio da PMPA, que rapidamente enviou ao local três viaturas (Tático Comando, Tático 2 e Tático 3), juntamente com os cães K9 Bolt e K9 Thor. Durante as buscas, os cães sinalizaram para a possível presença de substâncias ilícitas ou armamento.
Com base na indicação dos cães, foi acionado o Corpo de Bombeiros Militar, que realizou a remoção do assoalho do veículo. A ação confirmou a suspeita: 859 tabletes de substância análoga à maconha foram encontrados, totalizando mais de uma tonelada, segundo avaliação preliminar da Polícia Judiciária. A droga está avaliada em mais de R$ 10 milhões. Todo o material foi apresentado à autoridade policial competente, juntamente com o motorista, para os procedimentos legais.

“Em menos de uma semana de criação, o 3° Canil Setorial já apresentou resultado extraordinário, com a apreensão de mais de uma tonelada de drogas, correspondendo, assim, aos investimentos realizados e ao cumprimento do objetivo principal da implantação de uma unidade estratégica no combate ao tráfico de drogas no sudeste paraense”, destacou o Tenente-Coronel Aquino, comandante do 1° BME.
A ação reforça o papel estratégico do policiamento com cães nas atividades operacionais da PMPA, especialmente no combate ao tráfico e à atuação de organizações criminosas.