Os militares da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPamb) desativaram duas serrarias que funcionavam de forma irregular e apreenderam armas, nesta sexta-feira (30), em Santarém, no Baixo Amazonas. No dia anterior (29), as equipes da unidade militar, em ação integrada com outros órgãos, conseguiram apagar focos de incêndios que se alastravam em uma localidade da Floresta Trombetas.
Nesta sexta-feira (30), as equipe da 1ª CIPamb receberam informações sobre o funcionamento clandestino de suas serrarias, na região do Chapadão. Os policiais foram até o local e flagraram a atividade criminosa, encontrando ainda 48 metros cúbicos de madeira. Duas pessoas que estavam no local fugiram assim que as equipes da PM chegaram.
Os policiais continuaram as incursões na região e encontraram outra serraria que, assim como a anterior, realizava extração ilegal de madeira. No local, os militares encontraram mais 73 metros cúbicos da madeira e apreenderam três espingardas. Os suspeitos também fugiram antes da chegada da PM. Em razão da distância e as dificuldades de deslocamento, os equipamentos e materiais utilizados na atividade ilegal foram inutilizados.
Focos de incêndio
Na última quinta-feira (29), a PM realizou uma força tarefa, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria de Segurança Pública do município de Oriximiná para apagar focos de incêndios na Floresta Trombetas.
Os agentes identificaram o fogo e em seguida conseguiram conter os focos de incêndio e apagaram as chamas que se propagavam em vários pontos da região.