Para inibir a caça ilegal de quelônios em áreas protegidas por lei, a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª Cipamb) da Polícia Militar, sediada em Santarém, tem desenvolvido, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), diversas ações ambientais preventivas no Tabuleiro Monte Cristo, localizado nos municípios de Aveiro, Itaituba e Rurópolis, no baixo Amazonas.
As praias do Tabuleiro, da Ponta, praia do Periquito e praia do Camaleão foram escolhidas por serem importantes sítios reprodutivos da tartaruga-da-Amazônia e de outras espécies. A operação integrada “Tabuleiro de Monte Cristo” iniciou em agosto e se extende ao final do ano, a fim de recobrir todo o período de desova do quelônio amazônico, garantindo a preservação da espécie.
Juntos pelo meio ambiente
As operações ambientais preventivas também se estendem a outras áreas, como o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Tabuleiro do Embaubal, no rio Xingu, onde a 1ª Cipamb, em conjunto com Ideflor-Bio, SEMAS e IBAMA, realiza patrulhas fluviais dentro e no entorno das Unidades de Conservação situadas no município de Senador José Porfírio. O local constitui a maior área de desova da tartaruga-da-Amazônia.
Também nessa área o objetivo dos órgãos ambientais e da 1ª Cipamb é reduzir os índices de crimes praticados contra os recursos naturais e orientar, quando necessário, as comunidades locais e tradicionais, sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
A 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental é integrada ao Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e atua na fiscalização de crimes desta natureza na região do Baixo Amazonas.