A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informa que a ‘Operação Eleições’ ocorreu sem registros de ocorrências com maior gravidade. As forças de segurança, de forma integrada, monitoraram as ações no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual. As atividades iniciaram às 6h, acompanhando o pleito eleitoral nos 144 municípios do Pará.
Videomonitoramento
Por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop), é feito o videomonitoramento em tempo real dos principais corredores de veículos e pessoas, além dos principais locais de votação na Região Metropolitana de Belém. Ao todo, 209 câmeras estão sendo utilizadas.
Até às 18h deste domingo (15), foram registradas 152 ocorrências nas unidades da Polícia Civil de todo o Estado. Foram realizados 80 Termos Circunstâncias de Ocorrência e instaurados 2 inquéritos policiais referentes à arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna. Goianésia do Pará é o município com maior número de ocorrências.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) continua o monitoramento na rodovia BR-316 com 30 agentes de fiscalização. O trânsito na área segue intenso, tanto na saída quanto na entrada da cidade, fluindo sem ocorrências graves. O órgão também está presente em mais 13 municípios. As equipes do Detran estão preparadas para dar apoio, de acordo com a necessidade do controle de fluxo e de interdições, às proximidades dos locais de votação e de apuração.