Cerca de 93 embalagens de substância semelhante a óxi e uma quantia em dinheiro foram apreendidos pela Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (16), em Marituba, Região Metropolitana de Belém. Na ocasião, o suspeito de comercializar a substância ilícita foi preso em flagrante pelos militares do 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM).
Os militares da unidade realizavam rondas ostensivas no entorno da Praça da Bíblia, quando observaram um homem se desfazer de uma sacola ao avistar a viatura da PM, levando policiais a realizar a abordagem ao suspeito encontrando com ele dezenas de embalagens com droga, além de uma quantia em dinheiro.
Ao ser questionado sobre o entorpecente o suspeito confessou que o produto era dele. Ele foi para a Delegacia de Polícia Civil de Marituba, para a formalização do flagrante delito e passando à disposição da autoridade judiciária.
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Divulgação: CPR II
O Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), situado em Marabá, Sudeste do Estado, alcançou a primeira colocação na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. A divulgação do resultado ocorreu nesta terça-feira (15), e entusiasmou gestores, pais e os 1.083 alunos que fazem parte da escola cívico militar por alcançar média aproximada de seis pontos, que é a pontuação correspondente à média de países desenvolvidos.
A escola que desde 2018 conta com o apoio da Polícia Militar do Pará (PMPA), por meio do serviço de supervisão militar educacional obteve melhor índice entre as escolas de ensino fundamental de Marabá, de 6º ao 9º ano.
Com média de 5.4 pontos, a escola CMRIO aumentou em 2019 dois pontos percentuais em comparação ao ano de 2017, onde alcançou apenas 3.4 pontos. A professora Helen Nyde Souza, que atuou durante dez anos como gestora da escola, ressalta que o apoio da Polícia Militar foi fundamental para a conquista desse resultado.
“Esse resultado é um marco na história da escola! ele é fruto de um trabalho coletivo integrado, onde a Polícia Militar é nossa parceira. Essa parceria tem dado muito certo e ainda vai muito longe! Estamos colhendo essas evidências. Minha gratidão à PMPA em nome de toda equipe do CMRIO.”
A professora que desde o abril deste ano, integra a equipe de implantação das escolas cívico-militar no Pará, na Secretaria de Educação (Seduc) também comenta que o índice de evasão escolar no CMRIO era muito grande mas que a partir da chegada da equipe técnica de militares na escola conseguiram zerar esse índice e melhorar a qualidade de aprendizado dos alunos.
O tenente-coronel Leno Carmo, chefe da Seção de Educação Física, Avaliação, Pesquisa e Colégios Militares, comemora o resultado e destaca os benefícios do serviço de supervisão militar educacional nas escolas. Segundo ele, o trabalho realizado pela Polícia Militar nas escolas contribui não só para segurança no ambiente escolar como também para a valorização do respeito entre alunos e professores, da conservação do patrimônio público e o alcance de boas notas por meio da disciplina.
“O jovem que passa por um processo como esse, de estudar em escolas cívico militares, sem dúvida alguma, tem uma mudança para melhor. De forma tão significativa que um dos principais retornos que nós temos é justamente da família, que nos procura para agradecer e comentar sobre a mudança de comportamento do jovem que passa a ser mais participativo em casa e responsável com os estudos, o que resulta em melhores notas”, destaca o oficial.
Ainda de acordo com ele, mais quatro escolas cívico militares serão implementadas no estado do Pará. Duas na capital e as outras nos municípios de Paragominas e Santarém.
“Estamos preparando os últimos ajustes que já foram definidos e agora nós estamos aguardando passar pelos núcleos internos jurídico e de convênios e contratos, do escritório de projetos de ambas as instituições, no caso a SEDUC e a Polícia Militar, para que só então, seja definida a data para assinatura do convênio e assim todas as questões ligadas ao processo. Esperamos que aconteça no máximo até a primeira quinzena de Outubro”, conclui o oficial.
O Ideb
O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação).
Divulgação: CPR II
Divulgação: CPR II